Se você é empresário e busca meios de tornar o seu estabelecimento muito mais lucrativo, certamente já ouviu falar em negócio recorrente.
Essa estratégia ganhou espaço no mercado justamente pela facilidade que ela oferece aos clientes de uma empresa, e pelas vantagens que uma corporação pode alcançar com esse tipo de modelo de negócio.
Os negócios recorrentes já fazem parte da rotina das pessoas de maneira extensa. Um exemplo disso é o pagamento de contas de consumo básica, como as de internet ou de telefone.
Outra possibilidade é a de uma empresa que realiza o controle de acesso condominial, já que ter um profissional fazendo a segurança do local e um equipamento instalado juntamente com o serviço de recepção requer o pagamento de uma mensalidade.
Por isso, apesar de muitas pessoas ainda não conhecerem o termo, os negócios recorrentes já estão no mercado há muitos anos, e se tornaram essenciais para empresas que buscam crescer e ter uma solução para prever o seu faturamento.
Até para estabelecimentos que buscam investidores com o intuito de crescer no seu segmento, ter um modelo de negócio recorrente pode ser a solução ideal para exibir uma receita de ganhos bastante atrativa.
Sendo assim, implementar um modelo de economia recorrente na sua empresa pode ser muito mais simples do que parece. Quer saber como? Então siga na leitura deste artigo.
O que é um modelo de negócio recorrente?
Certamente, na sua rotina, você já se deparou com alguns planos oferecidos por estabelecimentos, que mostram diversas vantagens para que o cliente adquira um produto ou serviço, de maneira periódica.
A estrutura de uma empresa, por exemplo, que conta com porta corta fogo, portões automáticos e catracas de restrição de acesso precisa da manutenção predial da sua estrutura para garantir o funcionamento adequado de diversos itens.
Às vezes, esse tipo de reparo é constante, o que exige que um profissional esteja sempre por perto para socorrer em caso de pane dessas estruturas.
Por isso, o cliente fecha um pacote mensal para manutenção, e chama a empresa responsável sempre que preciso, por um preço pré-estabelecido, que é pago de maneira recorrente.
Isso é o que se chama de negócio recorrente: uma empresa oferece aos clientes os seus produtos ou serviços, mediante um pagamento mensal, que se renova automaticamente.
Esse tipo de negócio traz uma série de vantagens para um estabelecimento, tais como:
- A fidelização do cliente;
- A previsibilidade do faturamento;
- A escalabilidade;
- A inovação no modo de atuar, etc.
O primeiro grande benefício de se adotar um plano de negócio recorrente é a fidelização do cliente. Afinal, se ele contrata o seu serviço recorrente de recarga de extintor, isso se dá porque ele confia no seu trabalho e reconhece a importância do suporte oferecido.
Nesse sentido, também é válido ressaltar que conquistar novos compradores costuma custar mais para uma empresa do que fidelizar os já existentes. Sendo assim, o negócio de recorrência é uma das maneiras mais interessantes de tornar os seus consumidores fiéis.
Com isso, o estabelecimento ganha em termos financeiros: a previsibilidade do faturamento é uma das vantagens mais interessantes desse tipo de negócio. Isso porque a empresa já tem um determinado número de clientes em todos os meses, ajudando no seu financeiro.
Para estabelecimentos que desejam crescer, esse modelo de negócios recorrentes pode ser essencial. A escalabilidade, ou seja, a oportunidade de fazer com que a empresa cresça e atenda cada vez mais clientes é muito mais palpável nessa situação.
Por fim, também vale dizer que uma empresa especializada em guarda corpo para laje, que aposta nos negócios recorrentes para manutenção dos seus equipamentos, consegue inovar a sua maneira de atuar no mercado.
Ao fazer isso, ela se destaca das suas concorrentes e faz com que os seus clientes estejam sempre atentos às novidades oferecidas pela marca, fidelizando o público de maneira assertiva.
5 modelos de negócios recorrentes para empresas
Depois de conhecer um pouco mais sobre o que é um negócio recorrente e como ele pode ser importante para uma empresa, também é necessário entender alguns dos tipos mais comuns oferecidos pelos estabelecimentos.
Há uma série de possibilidades nesse mercado, que dão autonomia e segurança para que um escritório de consultoria em segurança privada, por exemplo, consiga oferecer os seus serviços para um grande número de clientes, de maneira periódica.
01. Recorrência Caixa-Surpresa
Muitos clubes de assinatura oferecem ao cliente um modelo de negócio de recorrência que conta com um elemento surpresa.
Por meio da assinatura mensal, a empresa se compromete a enviar um conteúdo novo, que será conhecido pelo consumidor apenas no momento em que ele receber o pacote.
Esse tipo de negócio recorrente é muito comum em editoras e livrarias, que podem facilmente enviar um livro que acaba de ser lançado para o seu público.
Essa também pode ser uma opção para uma doceria, que envia mensalmente uma encomenda de doce surpresa para os clientes conhecerem todo o seu cardápio, estimulando outras compras posteriores.
02. Recorrência de serviços sem consumo limitado
Certamente você já viu muitos filmes e seriados em streamings de vídeo, ou ouviu diversas faixas de um artista em uma plataforma de música. Esses são modelos de assinatura mensal bastante populares na atualidade.
Com um custo fixo mensal, o cliente pode consumir o que deseja dentro do valor estipulado previamente. Nesse caso, ele pode assistir a quantos filmes quiser, sem que isso altere o custo que ele paga.
Uma empresa de serviço de entrega encomenda pode facilmente aplicar um plano desse tipo para os estabelecimentos que ela atende. Dessa maneira, ela realizará os envios que forem necessários, e dará todo o suporte para os clientes, conforme contratado.
03. Recorrência de produtos
Existem muitos tipos de produtos utilizados no dia a dia que devem ser reabastecidos para que o cliente continue o seu consumo.
Esse modelo de recorrência é bastante interessante, sendo a aposta de muitos estabelecimentos para conquistar um maior número de vendas.
Uma fabrica de sorvete, por exemplo, pode facilmente criar um negócio de recorrência para que ela consiga vender um grande número de picolés ou de potes de sorvete para os seus clientes, abastecendo-os mensalmente.
Essa também pode ser uma excelente opção para lojas que vendem artigos para bebês, assim como para as que comercializam maquiagem, produtos de higiene ou limpeza, etc.
Isso porque esse tipo de item é utilizado pelos clientes com uma alta frequência, o que faz com que a demanda pela compra deles seja periódica.
Assim, esse modelo de negócio recorrente pode ser uma maneira interessante de fidelizar clientes, ao oferecer produtos com um preço atrativo, que serão entregues em casa.
04. Recorrência de conteúdo
Certamente você já tentou ler algumas notícias em grandes portais da internet, mas não conseguiu acesso porque a leitura é liberada apenas para assinantes.
Esse tipo de negócio recorrente faz com que pessoas fechem um plano mensal para acessar uma plataforma que entrega materiais de qualidade, para que os seus usuários possam adquirir mais conhecimentos sobre uma área.
Essa pode ser uma oportunidade interessante para empresas que trabalham com diferentes tipos de conteúdos, e que queiram oferecê-los ao público de maneira exclusiva.
05. Recorrência de seguros
Os serviços de seguro de carros, planos de saúde ou previdência privada costumam ser outros tipos de negócios de recorrência que são valorizados pelos clientes de uma empresa.
Por serem serviços importantes, que levam maior segurança para as pessoas, eles se tornam essenciais para o público, justamente, porque essa é uma preocupação a menos dentro de uma rotina atribulada.
Sendo assim, eles são cada vez mais comuns, e costumam oferecer boas vantagens para que uma empresa conquiste um bom faturamento mensal.
A importância dos negócios recorrentes e da fidelização de clientes
Os modelos de negócios recorrentes mostram como é possível aliar a entrega de bons produtos e serviços, com a expectativa dos clientes que, ao receberem adequadamente o que foi contratado, tornam-se consumidores fiéis de uma empresa.
Por isso, antes de lançar o seu serviço recorrente para o mercado, é preciso analisar e encontrar o tipo mais coerente para o seu negócio.
Isso quer dizer que você deve entender as necessidades do seu público para oferecer aquilo que as pessoas estão buscando e que vai trazer vantagens para elas.
Também é fundamental proporcionar esse tipo de solução por um preço atrativo, gerando assim um grande número de clientes recorrentes.
Dessa forma, a empresa conquista um faturamento mensal previsível muito mais interessante do que as que não apostam nesse tipo de estratégia.
Essa decisão pode ser fundamental para que o negócio cresça e ganhe escalabilidade, conseguindo assim atender a um grande número de clientes e fidelizá-los por tempo indeterminado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.