O customer success é uma das profissões do futuro em ascensão para o ano de 2020 no Brasil, segundo apontou o LinkedIn em lista divulgada com o ranking das 15 profissões mais promissoras. A profissão teve um crescimento médio anual de 79% e empresas ligadas à tecnologia, como TI e serviços, softwares e internet são as que mais têm investido na área.
Rotina do profissional
O profissional que atua em customer success – em tradução livre para português, especialista em sucesso do cliente – é o responsável por desenvolver um contato pós-vendas com os clientes que adquiriram serviços e/ou produtos de determinada empresa.
É o customer success quem avalia se determinado cliente obteve ou não sucesso com o que foi comprado e/ou contratado, direcionando o contato para que ele sempre tenha sucesso de acordo com a sua expectativa.
Atualmente, a profissão tornou-se um diferencial no mercado e as empresas que querem se destacar têm investindo muito na área, visto que são esses feedbacks que mantém o negócio da empresa em constante evolução.
Perfil do profissional
A pesquisa do Linkedin apontou que alguns conhecimentos são primordiais para quem quer se destacar no mercado e atuar como customer success, entre eles: ter conhecimento em inbound marketing e em marketing digita, saber auxiliar no sucesso do cliente, tendo bom relacionamento e carisma para manter as relações com os clientes.
Administração x Marketing
Para dominar o desafio, a maioria dos profissionais que atuam como customer sucess têm formação no curso de Administração ou em Marketing, que em geral são os profissionais que desde a graduação se desenvolvem para ter um perfil profissional que combina habilidades técnicas e comportamentais para entender sobre tecnologia e, principalmente, gerenciar relacionamentos.
Administração
A graduação em Administração é ofertada no grau acadêmico de bacharel, com duração de quatro anos. Na sala de aula, o acadêmico adquire conhecimentos de gestão de recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa, aprendendo estratégias de gerenciamento de metas, políticas internas, auditorias entre muitas outras.
Para se ter uma ideia do que é estudado durante o curso, pegamos como exemplo a grade curricular do curso de graduação em Administração da Estácio:
- Comportamento organizacional
- Introdução às finanças
- Matemática empresarial
- Planejamento de carreira e sucesso profissional
- Princípios de gestão
- Contabilidade geral
- Cultura empreendedora
- Economia empresarial
- Pensamento computacional
- Teoria das organizações
- Comunicação contemporânea
- Estatística e probabilidade
- Gestão estratégica de pessoas
- Liderança e coaching
- Panorama econômico
- Análise de mercados e projeção de cenários
- Contabilidade e análise de custos
- Fundamentos das ciências sociais
- Matemática financeira
- Modelagem de processos
- Contabilidade gerencial
- Gestão de sistemas de informação
- Gestão estratégica de marketing
- Inovação e empreendedorismo
- Negociação empresarial
- Raciocínio lógico e analítico
- Tópicos em libras: surdez e inclusão
- Direito empresarial e do consumidor
- Gestão financeira
- Gestão integrada de operações
- Marketing de produtos e serviços
- Métodos quantitativos
- Gerenciamento de projetos
- Mercado financeiro
- Planejamento e gestão estratégica
- Responsabilidade social e sustentabilidade
- Auditoria operacional
- Consultoria organizacional
- Estágio sup. em administração e consultoria
- Gestão de programas e portfólio
- Governança corporativa risco e compliance
- História dos povos indígenas e afrodescendentes
- Legislação tributária
- Logística 4.0
- Marketing 4.0
- Plano de negócios
- Teoria dos jogos
Marketing
A graduação em Marketing é ofertada em dois graus: no grau acadêmico de bacharel e de tecnólogo. A diferença entre eles é que o segundo é mais compacto e prepara o estudante para o lado prático da profissão, assim, consequentemente, tem menor duração, totalizando dois anos. Já o bacharelado, com duração de quatro anos, é mais completo e se aprofunda em conceitos, fundamentos e teorias.
Para se ter uma ideia do que é estudado durante o curso, pegamos como exemplo a grade curricular do curso tecnológico em Marketing da Estácio:
- Comportamento organizacional
- Introdução às finanças
- Matemática empresarial
- Planejamento de carreira e sucesso profissional
- Princípios de gestão
- Antropologia do consumo e coolhunting
- Gestão de sistemas de informação
- Gestão estratégica de marketing
- Marketing digital e mídias sociais
- Pensamento computacional
- Análise de mercados e projeção de cenários
- Distribuição física e custos logísticos
- Estatística e probabilidade
- Formação de preços
- Inovação e empreendedorismo
- Neurociência e comportamento do consumidor
- Comunicação contemporânea
- Design e organização de eventos
- Direito empresarial e do consumidor
- Economia empresarial
- Fundamentos das ciências sociais
- Gerenciamento de projetos
- História dos povos indígenas e afrodescendentes
- Marketing de produtos e serviços
- Marketing 4.0
- Projeto experimental – onicanal
- Sustentabilidade
- Técnicas de negociação
- Tópicos em libras: surdez e inclusão
Leia também: 5 cursos para quem gosta de tecnologia
Onde estudar?
A Estácio oferece os cursos em Marketing e em Administração, tanto na modalidade presencial quanto EAD.
Para quem é de São Paulo, o Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) oferta o curso em Comunicação e Marketing. Já para quem é do Rio de Janeiro, o Centro Universitário IBMR oferta o curso de Administração.
Formação complementar
Para quem quer conhecer a área, a Resultados Digitais oferece um curso gratuito de Introdução ao Customer Success através da RD University.
E você, já pensou em atuar como customer success ou trabalha na área? Queremos te conhecer! Compartilha com a gente a sua opinião e experiência nesta profissão do futuro.