Quando se trata de avaliar as diferentes técnicas de marketing on-line para posicionar um projeto on-line, sempre surge o dilema de qual técnica usar as estratégias de SEO ou SEM? Ambos? Cada caso é único, mas neste artigo vamos estabelecer as diretrizes ou vantagens para conhecer a estratégia de posicionamento que pode ser melhor para o nosso caso.
A importância do posicionamento
Parece estranho, mas novos empreendedores ainda estão aparecendo no mundo digital ao qual a palavra “posicionamento” soa para os chineses. Eles montaram uma página da web incrível com um design excelente e inovador pensado para favorecer a usabilidade do site, mas não há visitas. Eles também alcançam uma experiência do usuário mais do que positiva e o produto é de muito boa qualidade com preços competitivos. Por que não há vendas?
É neste ponto que surge o conceito de posicionamento, os usuários não chegam ao novo site porque não o encontram. Aproveite a visibilidade no mecanismo de pesquisa é essencial para alcançar o fluxo de tráfego da Web e fechar as vendas.
Já preso no campo, chega a hora da decisão, aproveitamos as estratégias SEO e SEM ou optamos por uma?
O que é SEO? O que é o SEM?
Tanto o SEO quanto o SEM são estratégias enquadradas no marketing digital, através das quais a visibilidade é alcançada no Google para ser levada em conta pelo usuário.
O posicionamento SEO (Search Engine Optimization) é também conhecido como posicionamento natural. Através de diferentes técnicas, você pode subir posições no ranking dos motores de busca. As estratégias de SEO estão focadas em dois pilares:
- SEO OnPage: conjunto de otimizações que são realizadas no ‘esqueleto’ da página web. Trata-se de facilitar a leitura dos dados para o Google com uma estrutura clara e, assim, oferecer as informações o mais claras possível. Ao esclarecer o tema ou atividade que o site coleta, o Google irá interpretá-lo perfeitamente e nos classificar corretamente para nos mostrar quando uma pesquisa de usuário for adaptada. São tarefas bastante técnicas, como melhorar a velocidade da web ou criar o txt.
- SEO OffPage: nesse ponto, a parte externa da Web funciona, ou seja, a relevância que uma página da Web pode alcançar de uma perspectiva externa. Este tipo de estratégias de SEO é baseado na criação e obtenção de links que apontam para a página. Dessa forma, o Google interpreta que quando uma página é vinculada é pela qualidade de seu conteúdo ou grande interesse que a gera e recompensa. Deve-se notar que isto é mais complicado de alcançar do que o que está escrito aqui, já que as penalidades para fazer links ‘falsos’ são bastante comuns e poderosas.
O posicionamento SEM (Search Engine Marketing) também é conhecido como o posicionamento de pagamento, já que é publicidade. Através da ferramenta de anúncios do Google é lance em tempo real para mostrar os anúncios e, assim, capturar usuários para o site. Esses anúncios são exibidos na parte superior ou inferior do mecanismo de pesquisa e, às vezes, também ao lado. Na imagem, vemos um anúncio de texto da Rede de Pesquisa no topo e os anúncios do Shopping marcados como “patrocinados” ao lado.
Diferença entre estratégia de SEO e SEM
Quando se trata de optar por uma estratégia para alcançar o posicionamento SEO e SEM, temos que ser claros sobre as diferenças que existem entre os dois:
Resultados Imediatos
Uma estratégia de SEM começa a dar frutos a partir do dia em que a campanha de PPC é ativada. Para conseguir uma boa publicidade, é necessário dedicar algum tempo para garantir que a campanha esteja bem orientada para a lucratividade. É verdade que, em muitos casos, até que esteja ativo, não será possível verificar sua eficácia ou determinar as mudanças necessárias, mas a estratégia de SEM dará visibilidade à empresa praticamente desde o início.
Uma estratégia de SEO é mais de longo prazo , funciona de baixo e o Google, na maioria dos casos, é necessário para reconhecer ou detectar esse trabalho. Até você começar a notar que as mudanças podem levar no mínimo seis meses, desde que a estratégia de SEO seja sólida, bem planejada e não seja um setor com uma concorrência acirrada.
Investimento necessário em estratégias
Ao determinar o custo de estratégias de SEO e SEM, devemos levar em consideração fatores diferentes. A menos que você seja um especialista em posicionamento, você terá que contratar uma agência de publicidade ou profissional de SEO para desenvolver as tarefas relevantes para avançar organicamente falando.
Por outro lado, se você não tem conhecimento de estratégias de SEM, você também terá que recorrer a um consultor de SEM que é responsável pelo start-up e otimização das campanhas publicitárias.
Ambos os profissionais receberão honorários por seu trabalho, mas, no caso de anúncios em SEM, você também deverá pagar o valor da publicidade diretamente ao Google. Isso pode ser mais ou menos alto, dependendo da concorrência existente ou da qualidade dos anúncios.
Embora cada projeto seja diferente e cada um invista o que eles querem ou podem em sua estratégia de SEO, pode-se concluir que a estratégia de SEM exige um investimento maior ao implicar o custo do Google Ad.
Durabilidade ao longo do tempo
Uma estratégia de SEO é uma corrida de longa distância. O normal é começar com os fundamentos do site, para conseguir um site robusto que acaba se posicionando incrivelmente nos motores de busca.
Como dissemos, este resultado não será visto de um dia para o outro, mas uma vez alcançado, é normal mantê-lo a tempo.
De vez em quando há mudanças no algoritmo do Google e ele vai avaliar de diferentes maneiras diferentes aspectos, de modo que posições podem estar dançando quando ocorrem essas mudanças, mas geralmente não são letais para páginas da web.
No caso em que a estratégia de SEO seguido até um certo tempo é deixado de fora, as páginas mantêm sua posição até um certo ponto. Eles não desaparecem automaticamente, mas é verdade que com o passar do tempo eles estão caindo no ranking de forma progressiva.
No momento em que a estratégia de SEM, o negócio deixa de anunciar e, se você tem o apoio de um bom posicionamento orgânico, já não representam uma opção para os usuários e, portanto, gerar vendas.
Combinação de uma estratégia de SEO e SEM
Optar por um tipo de estratégia de SEO não significa que a estratégia de SEM seja excluída. Ambas as técnicas podem ser combinadas em maior ou menor grau, para que fatores como objetivos de investimento disponíveis têm a empresa, o horizonte de tempo para atingir as metas ou tipo de indústria em que opera deve ser levado em conta.
Começar uma estratégia conjunta de SEO e SEM seria ideal para aqueles projetos que buscam se destacar no mundo digital: o posicionamento de SEO está sendo trabalhado, mas, ao mesmo tempo, um fluxo de tráfego está sendo gerado que gera conversões através da campanha de SEM.
Parte do trabalho de SEM pode ser apoiado por SEO, por exemplo, uma pesquisa de palavras – chave realizada para uma campanha publicitária pode ser usada para ajudar a definir certos tipos de conteúdo para o blog ou para conhecer os termos pelos quais os usuários nos procuram. SEM é uma orientação valiosa para profissionais de SEO.
Além disso, as chances de aparecer no mecanismo de busca como resultado de um aumento na busca representam mais opções de compra e reforço da imagem corporativa.
É claro que a capacidade de combinar uma estratégia de SEO e SEM dependerá da capacidade econômica que você tem, mas se você tiver que escolher, optamos por SEO sempre.
SEO estratégia de posicionamento será mais rentável a longo prazo, mas também pode ser combinado com uma campanha SEM oportuna para atender algum tipo de objetivo: trazer tráfego para um determinado post, fazer campanhas específicas de um determinado produto ou uma determinada época , ofereça apenas palavras-chave altamente competitivas ou forneça ações que não sejam interessantes para manter na loja.